Pizzicato 3 dedos - Princípios Básicos

April 2, 2019

 

 

 

Alô galera!! O assunto dessa semana é a técnica de pizzicato com 3 dedos! Vou passar aqui alguns princípios básicos essenciais para que vocês possam desenvolver de forma eficaz esta técnica!!

Meu primeiro contato com a técnica de três dedos foi há quase trinta anos atrás, nos tempos em que eu era baixista de bandas de "Metal". Naquele tempo eu senti a necessidade de desenvolver uma técnica que me proporcionasse tocar mais notas com menos esforço, e então comecei a pesquisar baixistas que utilizavam esta técnica. Na época eu lembro que não haviam muitos em evidência... posso citar o nome do John Myung (Dream Theather) como um dos caras que utilizava três dedos.

 

Um dos primeiros baixistas também que me incentivou a tocar com três dedos foi meu então professor, Yuri Popoff, um baixista de Jazz e MPB mas que tinha encontrado uma técnica particular de três dedos bastante interessante, e, através dele eu tive incentivo para continuar aprimorando esta técnica, mas ainda tinha um longo caminho a trilhar!!!

 

No final dos anos 90, conheci o trabalho do baixista Steve Bailey, que utiliza magnificamente esta técnica de três dedos, e foi aí que eu encontrei a forma com a qual eu queria desenvolver a sequência de três dedos, mas deixa eu explicar melhor:

Quando falamos de pizzicato três dedos, falamos da utilização dos dedos indicador, médio e anelar sequencialmente, e ao longo da estrada eu encontrei diversas possibilidades de combinações entre esses dedos, mas posso destacar aqui três variações:

a)  "indo e voltando": indicador, médio, anelar, médio - indicador, médio, anelar, médio 

b) "indo": indicador, médio, anelar -  indicador, médio, anelar, etc...

c) "voltando": anelar, médio, indicador - anelar, médio, indicador, etc...

 

Resumindo, tive que escolher um caminho a seguir dentre estes três acima, e optei pela terceira opção  ( anelar, médio e indicador) pelo seguinte motivo: eu precisava fortalecer o dedo anelar, e uma boa maneira de fazê-lo, seria utilizar ele como o primeiro dedo nas sequências, e definitivamente foi o que funcionou, no meu caso.

 

Então hoje trago para vocês cinco exercícios utilizando cordas soltas (podem utilizar as cordas soltas abafadas, se preferirem), que tem como objetivo "automatizar" a sequência dos dedos, para que possamos utilizar a técnica de três dedos fluentemente sem erro!

 

No primeiro exercício, mostro a aplicação da técnica utilizando tercinas (quiálteras de três notas) em todas as cordas do instrumento. Observe as letrinhas A M I indicando a sequência correta para os dedos da mão direita (na mão esquerda se você for canhoto, claro!)

 

 

No segundo exercício, vamos "adaptar" a sequência de três dedos para grupos de quatro notas. É aí que começam os problemas, pois nossas mãos precisam "entender" que qualquer um dos dedos pode ser utilizado como dedo "inicial", desde que obedeçamos à sequência correta dos dedos!!

 

 

 No terceiro exercício eu repito a mesma ideia do exercício anterior, só que utilizando semicolcheias:
 

 No quarto exercício, as coisas começam a complicar um pouco, pois vamos "quebrar" a sequência entre diferentes cordas! Façam esses exercícios bem lentamente para não errar a sequência dos dedos!!!!

 

 No quinto exercício, vamos trabalhar um dedo para cada corda, bem lentamente e com o máximo de precisão!!!!

 

 É importante que vocês pratiquem estes exercícios com o metrônomo sempre, e utilizando andamentos lentos para que possam atingir o máximo de precisão. Tocar rápido sem ter precisão não vai trazer eficácia ao seu desenvolvimento técnico!!!

 

 

Bora estudar galera!!

 

Please reload

Featured Posts

Iniciando no SLAP

April 18, 2019

1/7
Please reload

Recent Posts

April 18, 2019

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags
Please reload

Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
 

CONTATO

SEGUIR

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

©2018 by Voando no Baixo. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now