Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Iniciando o estudo do Walking Bass


Walking Bass é uma forma de construção de linhas de baixo, baseada num ritmo constante (geralmente em semínimas) e que tem como uma de suas funções, dar base harmônica para a banda.

Linhas de Walking Bass são compostas basicamente por três elementos:

A) Notas de base que são as notas dos acordes

B) Notas de escala (pertencente à escala desses acordes, usadas como notas de passagem ) C) Notas cromáticas (utilizadas como aproximação)

O domínio desta linguagem depende do bom domínio harmônico no braço do instrumento. Quando falo "domínio harmônico" não me refiro apenas a saber montar acordes, mas também a "enxergar" todas as notas que fazem parte da harmonia em todo o braço do instrumento, de maneira que você consiga achar estas notas sem precisa de grande esforço mental.

Vou dar aqui uma sequência de quatro exercícios, baseados no que falei na vídeo-aula acima, trabalhando sobre os acordes Gm7 e C7, mostrando diferentes maneiras de conectarmos estes acordes.

Mas antes, vamos entender o que é nota do acorde, nota de escala e nota cromática. Observe a figura abaixo:

Vemos acima que NOTA DO ACORDE é a mesma coisa que arpejo do acorde, ou seja, são as notas que efetivamente formam os acordes, no caso acima as tríades de Gm7 (G Bb D F) e C7 (C E G Bb) Por sua vez, NOTA DE ESCALA são as notas localizadas "entre" as notas dos acordes, observe por exemplo no caso do Gm7: G A Bb C D E F

Vemos acima que as notas em negrito são as notas do acorde e as notas A C e E são as notas de escala (também chamadas de notas de passagem escalares)

No caso do C7 vamos analizar C D E F G A Bb

Vemos acima que as notas em negrito são as notas do acorde e as notas D, F e A são as notas de escala (também chamadas de notas de passagem escalares)

NOTA CROMÁTICA é toda nota que não se encaixa nas duas categorias acima, e geralmente são notas com "acidentes" (sustenidos ou bemóis), embora hajam exceções (por exemplo, no caso abaixo, o B natural é considerado nota cromática, pois na armadura da tonalidade temos um Bb!

Mas chega de blá blá blá e vamos aos exercícios!!!

No exercício 1 vou trabalhar apenas com notas dos acordes:

No exercício 2 vou adicionar notas da escala dos acordes como notas de passagem:

No exercício 3 vou utilizar notas de passagem cromáticas

No exercício 4 vou utilizar os três elementos que vimos na mesma linha de walking bass.

Por hoje é isso!! Agora você pode e deve criar sua própria linha de walking, inspirada nestes exemplos!! procure tocar conscientemente os diferentes tipos de notas (arpejos, escala e cromatismos), para que aos poucos vá dominando este tipo de construção melódica (sim, o walking é uma construção melódica!)

Até nossa próxima aula!!!!!

 

CONTATO

SEGUIR

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

©2018 by Voando no Baixo. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now